10 Coisas para não fazer ou falar no palco



1. Estamos tendo dificuldades técnicas

Mesmo que o seu violão apenas pegou fogo. Bem, na verdade, seria hilário. Mas quando as bandas admitem no microfone, é desconfortável e mata a vibe. As dificuldades técnicas são culpa sua. Mesmo quando eles não sejam. É o seu palco. É o seu show.
Você deve conhecer o seu equipamento por dentro e por fora. Se algo está cortando ou falhando na alimentação de elétrica, você deve saber imediatamente o que é, e ser capaz de solucioná-lo em 13 segundos ou saber como descobrir rapidamente o que é.
É o seu trabalho, como o performer, para comandar a atenção de todos no salão do início ao fim.

2. esqueceu a letra

O pior é quando cantores/compositores cantam uma linha como "Eu esqueci esta próxima linha la la la." Isso é tão chato. Não é engraçado. Se você não pode memorizar suas letras, ou  trazer uma folha de letras no palco como referência. Não faça merda no local.
A única coisa pior do que letras de merda é esquecer a merda das letras.

3. Eu quero agradecer a minha namorada

É como ter uma em uma conversa com alguém na plateia fora do microfone. Desconfortável para todo mundo na casa.
Deixe-a de fora. Isso faz você parecer idiota e estranho. Se ela fez algo verdadeiramente impressionante, então você pode dizer algo como "nós gostaríamos de agradecer a nossa amiga Sarah para começar esta canção" até porque pode ter algumas pessoas que estão la para se animar e esquecer aquela pessoa que fez merda, ou esquecer a merda que ela mesma fez.
Se a sua namorada precisa ser agradecida publicamente pelo seu apoio, então você tem problemas maiores que você, serio, não fale dela/dele.

4. Me desculpe

Nunca se desculpe no palco. Isso faz você parecer fraco. Eu não me importo se você acabou de cair um carro em chamas para chegar aqui. Não se desculpe.
Dar desculpas faz com que todos na casa se sintam desconfortáveis e se sintam mal por você. Eu ouço isso o tempo todo:
"Eu esqueci o resto da música. Sinto muito." não esqueça a musica, ensaie ela, treine, tatue nos olhos, mas nunca esqueça
"Me desculpe se esta canção é uma porcaria, só escrevi." se a musica é ruim, não toque.
"Eu sinto muito que não há mais pessoas aqui" mesmo que sejam 2 pessoas elas são o seu público
"Nós não ensaiamos tanto, pode ser muito ruim" Se não ensaiou a musica, não toque ela.
Possui o palco. Possui o público. Possui a sua banda. não estrague tudo.

5. Sua Cidade é uma bosta

Deve ser estranho, mas eu não posso te dizer quantas bandas em turnê eu vi fazendo zuera  da cidade estão. Pode ser divertido brincar sobre isso na van, mas o seu público se orgulha de sua cidade. Não importa se você acha que sua cidade é legal ou não.
Nunca diga nada negativo sobre a cidade que você está em enquanto estiver no palco, a menos que você queira uma garrafa de cerveja jogada em você.
acredite, você não poderá beber essa cerveja.

6. Esta música é sobre minha avó que morreu de câncer. Te amo vó.

Não pressione o seu público. Você pode tocar uma canção sobre a sua avó morta, mas você não precisa dizer ao público que é e o que se trata.
As pessoas não pagam dinheiro para vir aos shows para ficar triste. Eles vêm para ser feliz. Para se divertir. Para ser iluminado. Para se inspirar.
Se você não pode comunicar o poder de sua música por apenas tocar ela, então talvez a música que não é realmente boa.

7. Eu estou sem grana, ajuda aê

Não faça o seu público se sentir mal para você. isso tira a alegria e da uma sensação de frieza. Você pode dizer "ajude-nos a chegar à próxima cidade, comprem uma camiseta" Isso parece menos desesperado e é melhor que um apelo emocional.
Mas dizer "estamos falidos, então você tem que comprar uma camiseta", isso apenas deixa seu público mal.
fazer seus fãs comprarem a força estraga tudo.

8. Vocês são um Saco.

Mesmo que 95 das 100 pessoas estão gritando mais alto que seu set de amplificação enquanto estão quebrando copos e vomitando no canto, 5 pessoas estão envolvidas no seu som. Nunca insultar o seu público é uma das melhores coisas que se pode fazer. Eles sempre estarão ouvindo você - mesmo se você for apenas música de fundo.
Você pode pensar que ninguém está ouvindo, mas você vai se surpreender com a quantidade de elogios que você começa a receber depois que descer do palco

9. Pedidos


Você nunca vai conseguir tocar todas as músicas que vocês se prepararam e haverá sempre que um idiota que grita "Toca Raul" , "toca legião" (sim, é indireta) as vezes é uma piada, as vezes é serio, mas querendo ou não, essa pessoa faz parte do seu público, e o público sempre tem razão.
Jogue o seu jogo como está. Se alguém andou 300km para ouvir uma música, ela vai gritar para você tocar uma musica sem mesmo perguntar se pode, afinal é o público, eles podem quase tudo.

10. Como está o som?


Este é um tapa na cara com o cara do som. Nunca pergunte a multidão se está bom ou não. Se  não gostarem, então é tanto sua culpa como culpa do cara do som. De qualquer maneira, você só irritou a uma pessoa não está na sua banda que realmente podem fazer você parecer PIOR.

(eu já trabalhei para algumas bandas como o "cara do som", não subestimem esses dedos no equipamento)

este texto é uma adaptação desse outro Texto (em inglês)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog